sábado, 19 de junho de 2010

Alerta aos jovens

Dramático!
Jovens, o futuro que vos espera é tremendamente sombrio! Para torná-lo radioso, como mereceis, tendes de tomá-lo nas vossas mãos! Como? - Exigindo as mudanças radicais necessárias que se impõem nos três vectores fundamentais que condicionam as sociedades actuais: ecologia, demografia, economia. Radicais e urgentes! A nível global, pois qualquer "canto" do mundo está subordinado àqueles três vectores!
Os males de que enferma o mundo estão suficientemente catalogados pelos cientistas e uma grande parte dos economistas, a saber:
1 - Sobrepovoamento do Planeta: a população humana em vez de aumentar tem de diminuir!
2 - Alterações climáticas: tem de se substituir rapidamente o carvão, gás e petróleo por fontes de energia limpa e não poluente.
3 - Sistemas económico-financeiros: outros modelos terão de ser implementados para que as sociedades sejam sustentáveis, deixando de ser injustas e desumanas.
Agora, só para acicatar ideias e a curiosidade: dentro de muito pouco tempo, far-se-ão sentir os efeitos perversos da globalização. Já ninguém duvida de que os países emergentes - China, Índia, Brasil, etc. - estão apostados em dominar a economia mundial, criando diariamente dezenas de empresas para concorrerem a preços imbatíveis com as europeias ou americanas. Prevê-se, pois, na Europa e na América, falência de empresas em larga escala, com efeitos catastóficos a nível social para os povos desses continentes. A convulsão social será inevitável!
Como poderão os jovens actuar, participar, exigir as tais mudanças radicais?
Dicas na próxima mensagem. Esta fica aberta a comentários.
Até sempre ou... Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário