segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O endividamento dos países

Num vídeo divulgado no YouTube, o professor chinês de economia, Kuing Yaman, diz apenas o óbvio: a Europa e os USA estão a endividar-se e a acumular dívida, ano após ano, aprovando continuamente OEs deficitários. E conclui: “Vão deixar aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos um país de tal modo endividado que seremos nós, os chineses, que lhe teremos de dar o arroz com que se alimentam porque já ninguém lhes emprestará mais dinheiro, por nem o que devem conseguirem pagar!”
http://www.youtube.com/watch?v=DMKb9A6Kouk&feature=player_embedded#at=53
O endividamento de um país só é aceitável se for contraído para produzir mais riqueza – e nisso, todos os economistas estarão de acordo; permita-se-me citar apenas os ex-professores da Universidade de Harvard (USA), Kenneth Galbraith, no seu livro “A Sociedade Desejável” e Jeffrey Sachs, no seu livro “O Fim da Pobreza”. Mas, com a riqueza produzida, deveria conseguir-se, após um prazo razoável – 5 a 10 anos, segundo os manuais referindo-se às empresas - resgatar juros e capital e ter ainda recursos para novos investimentos. De outro modo, é o cavar da falência a médio prazo! Se isto é a regra de ouro para as empresas, não se percebe porque o não há-de ser para os Governos. Um Governo – toda a gente o diz, mas ninguém o faz! – deveria ser gerido como uma empresa, logo, por bons gestores, gestores que já tivessem dado provas de boa gestão. Então, porque somos governados por políticos que de formação gestora têm normalmente zero e não sabem – ou não lhes convém! – rodear-se de economistas que ponham ordem nessa “casa” que é o País?
Quanto ao professor Kuing Yaman, só se esqueceu de uma coisa. Dramática! É que, quando todos os chineses – só 1.300.000! – e também os indianos que não quererão ficar atrás – só 1.200.000! – tiverem, dentro de duas ou três gerações, o nível de vida igual ao que os ocidentais têm actualmente, a Terra já terá entrado em colapso, devido à insuportável poluição – para a qual os chineses já são os maiores contribuidores com a construção em massa de centrais eléctricas a carvão – e à exaustão dos recursos naturais, sobretudo a água potável. Então, já não haverá Vida para ninguém! O Homem inteligente não foi suficientemente inteligente para se aperceber da catástrofe. Preferiu sucumbir à estupidez da sua própria luxúria, perdendo a... Vida!

1 comentário:

  1. Ainda bem que encontrei o seu blogue . Fui à procura de quem era o senhor Kuing...e encontrei-o . Depois de o ler ,digo concordo consigo . o senhor Kuing esqueceu-se que em 1º lugar devemos começar por preservar p próprio planeta , ele é a nossa morada ...
    Bem haja pela ajuda
    Idanhense sonhadora

    ResponderEliminar