quarta-feira, 20 de julho de 2011

Férias na aldeia...

Este blog vai entrar de férias! Mas não, sem antes fazer-se eco do que circula, na Net, como se o mundo fosse reduzido a uma aldeia de 100 pessoas. Nessa aldeia, teríamos:
1 – 100 asiáticos, 21 europeus, 14 americanos, 8 africanos;
2 – 56 mulheres, 44 homens;
3 – 70 pessoas de cor, 30 caucasianos;
4 – 89 heterossexuais, 11 homossexuais;
5 – 6 seriam donos de 59% da riqueza e seriam todos dos Estados-Unidos;
6 – 80 viveriam na miséria, 70 não teriam recebido qualquer instrução escolar, 50 passariam fome, morreria 1 por cada 2 que nasceriam, 1 teria computador e 1 teria instrução superior.
Os dados poderão não estar totalmente exactos, em proporcionalidade, mas aproximar-se-ão muito da realidade. Dado mais credível, porque fundamentado, é o de que c. 5% da população mundial possui c. de 95% da riqueza produzida no mundo. Daí, aqueles 80/100 que viveriam na miséria!
Se esta for a Verdade dos números – e, infelizmente, não deve andar muito longe disso! – teremos toda a razão em pugnar, como o fazemos aqui, por uma nova ordem económico-financeira mundial que ponha cobro a tamanhas desigualdades e a tais desmandos em que navega a humanidade.
Somos privilegiados e pertencemos aos “ricos” que podem fazer férias! Mas não deixamos este lugar vazio de ideias novas. Remetemos, de novo, para os textos-base publicados em Julho/Agosto de 2010, a saber, Sustentabilidade (I-VII) e Modus operandi (I-VII). Ali, se contém o essencial de como “dar a volta” ao mundo financeiro, causador de todas as desgraças, de todas as crises, de todas as injustiças e propiciador de todos os crimes, crimes obviamente de corrupção ou com ela conectados.
Estas ideias vêm sintetizadas no cap. V do meu livro “Um Mundo Liderado por Mulheres”, Esfera do Caos, Editores, que, sem falsa modéstia, se aconselha como leitura de férias: é livro que não fala só de economia mas contém outras agradáveis surpresas...

Sem comentários:

Enviar um comentário