segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sustentabilidade (5)

Aqui chegados, a pergunta é se valerá a pena “bater” mais em economistas e políticos. Responderíamos que “Tudo vale a pena para salvar a Terra e, nela, o Homem, da destruição anunciada!”
É essa a tarefa a que nos propomos neste Blog! Criar um movimento a nível mundial que leve os economistas a assumir a realidade que não querem ver, os políticos a abandonar as políticas insustentáveis que prosseguem em cada país, as populações da Terra a convencerem-se de que temos de pôr cobro às perversas realidades já inventariadas: excesso de população, poluição, desflorestação, excesso de pesca, excesso de utilização da água potável, etc., etc. etc., com o consequente limite à subida do nível de vida.
Não há dúvida: o nível de vida dos povos desenvolvidos tem de baixar drasticamente porque subiu desmesuradamente, (já não basta estagná-lo num plafond zero!), para que o dos pobres cresça a patamares mínimos aceitáveis de terem que comer, com que se vestir, onde se abrigar, onde se curar quando doentes.
Mais do que nunca se apela, para além da inteligência, à emoção de criar uma humanidade mais fraterna onde teremos todos o dever da solidariedade. Nós, os de barriga cheia, não somos os únicos a ter direito à VIDA, caramba!

Sem comentários:

Enviar um comentário