segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Uma boa notícia para Portugal

Dizem os “sábios” do Governo português que ter conseguido colocar no mercado a dívida pública é uma boa notícia. Já toda a gente disse que não é – e que é mau negócio - por causa dos juros a pagar. Mas, dentro do espírito optimista dos últimos textos, transcrevo, com a devida vénia – polémicas à parte sobre as renováveis - uma boa notícia aparecida no blog “a-ciencia-nao-e-neutra” – blog que, obviamente, se aconselha – do Prof. do IST, Pinto de Sá:
«Ora no ano passado, 2009, dei aqui conta de uma invenção americana revolucionária que permite extrair rentavelmente o gás natural existente sob solos com xistos argilosos. Essa invenção foi considerada pelo MIT a maior nas tecnologias de Energia em 2009, e com ela as reservas em gás natural dos EUA passaram bruscamente para 90 anos, talvez mesmo 160 anos, segundo o MIT!
O certo é que esta tecnologia, com a "baixa inércia" típica dos americanos, redundou já numa corrida ao gás xistoso e, com isso, o seu preço caiu drasticamente nos EUA! De tal forma que, apesar do Congresso ter ratificado para 2010 e 2011 as ajudas à energia eólica, os investimentos nesta caíram 72% em 2010 e prevê-se uma queda adicional sobre o remanescente de 50% em 2011! E é por isso que os investimentos da EDP-Renováveis nos EUA procuraram agora um comprador chinês que os salve...
Bem, mas só há gás xistoso nos EUA? Não, há em todo o mundo, e por isso também o MIT considera sem dúvida que o gás natural reúne todas as condições para substituir o poluente carvão e ser a via de uma transição paulatina para um futuro descarbonizado.
E na Europa?
Pois, na Europa também há. Sobretudo na Polónia e Alemanha, mas enquanto na Alemanha os lobbies eólico-solar esforçam-se por assobiar para o ar e levantar objecções ambientalistas, a Polónia já se vê como a nova Noruega, dado que as estimativas mais recentes das suas reservas apontam para 200 anos! E daí também que os capitais activos nestas coisas tenham acabado de dar um passo para controlar esses recursos, nomeadamente a ENI italiana que tem uma relação tradicional com a nossa GALP.
Há, com efeito, uma corrida silenciosa neste momento ao controlo dos recursos europeus em gás xistoso. O silêncio advém por um lado de como o gás xistoso mata com um tiro fatal todo o movimento ecótópico e os seus interesses subsídio-dependentes, assim como os media cujo pensamento eles controlam, e advém também dos negócios fantásticos que se congeminam nos corredores.
E é aqui que entra a boa nova que vos trago: Portugal também tem uma grande reserva de gás xistoso, que começa por alturas de Fátima (Nossa Senhora de lá deu-nos esta prenda!...) e se estende pela zona marítima exclusiva.

Razão tinha, portanto, quando há pouco mais de um ano eu dizia que a "aposta estratégica no mar" de Portugal, depois de termos deixado de ter frotas mercante e pesqueira e Ultramar sob bandeira nacional, só fazia sentido se houvesse lá petróleo. Só tinha um pequeno erro, este vaticínio: não é petróleo que temos, é GÁS XISTOSO!
A ver se não o deixamos cair em mãos alheias!...»

9 comentários:

  1. Oi Francisco participarei sim, mas sugiro que você me siga também, assim fica mais fácil eu ver quando voce posta e vice-versa..depois volto aqui pra ler e comentar.
    obrigada. bj

    ResponderEliminar
  2. Visitando blogs que sigo, alguns dos quais com vivo interesse, fui acabar por visitar Pedrasnuas e as suas fotografias, onde encontrei um comentário seu. Fiquei ali, qual formiga que encontra algo interessante para levar para o seu celeiro de informações importantes, neste caso a minha cabeça. Detalhes duma exposição que considero de muito interesse para mim e, com certeza, para muitas outras pessoas e, portanto, peço-lhe me permita a ousadia de transcrever o seu comentário para um dos meus blogs. E ...,
    "Portanto, o Menino Jesus do catecismo não existiu. Muito menos o Deus Menino! E o mundo inteiro festeja algo de inexistente... Dá que pensar, não dá?"
    Pois ..., doutor, é porque dá para pensar - e tenho pensado muito nisso - que fiquei presa ao comentário, com aquela informação aos ombros, a pensar: Roubo? Não roubo! Roubo? Mas se não roubar, haverá muita gente que não saberá que o Natal NÃO EXISTE!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria, roube à vontade! Só gostaria que direccionasse para o meu blog "Em nome da Ciência". É que essa "notícia" irá integrar-se em toda uma análise do que realmente é o mundo das religiões, mormente as religiões cristãs ou judaico-cristãs. Assim todo o mundo ficará com meios de fazer crítica e análise e fazer as suas opções de vida. Não se esqueça: o que importa é ser o mais feliz possível nesta vida que é a certa. A outra, a eterna, para já - e infelizmente! - não passa de fantasia de uns tantos ditos iluminados...

    ResponderEliminar
  4. Amigo Francisco Maria Letra é uma seguidora minha, mas só de quando em vez. Fiquei feliz
    por ver que deixou um comentário no seu blogue.
    Oh, Francisco obrigada pelo seu comentário
    sobre a declaração de amor, mas muito mais
    agradecida(pelo que nós sabemos).Um beijinho.
    Esta manhã ouvi o Bagão Felix dizer que nem
    sequer criamos riqueza para pagar os juros desta
    venda de dívida pública. Não sei como o Primeiro-Ministro pode andar tão feliz...
    Não consigo perceber este homem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Francisco,muito interessante seu artigo!Portugal mostra-se melhor negociante de suas riquezas que o Brasil,pois aqui além do gás temos petróleo,mas os preços são altíssimos para o povo.Obrigada por sua visita!Bjs,

    ResponderEliminar
  6. Olá Francisco!

    Já vi que é muito versátil e que vai ao fundo das questões com a pertinência que se exige.
    Depois do que li, resta-me dizer que concordo consigo em tudo.
    Each and every single word you say.

    Lamentavelmente ou propositadamente... há informações que não chegam à população, que assim continuará tal e qual "formiga no carreiro" a votar sempre nos mesmos.

    Tive muita prazer em conhecê-lo. Muito mesmo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Ná, pela sua visita.
    Espero vê-la por aqui mais vezes e eu retribuirei. Vamos à luta! Mas a luta será possível sem sangue?!
    Saudações cordiais.
    Francisco

    ResponderEliminar
  8. Olá, Francisco.
    Agradeço sua visita e comentário. Apenas não publiquei por estar completamente fora do conteúdo da postagem (nada pessoal, viu?). Na página inicial ainda está à vista o post sobre "A verdadeira história do Natal". Portanto, não ignoro essa história, rs... O que importa para mim não é a exatidão do dia em que Jesus Cristo nasceu, mas comemorá-lo em algum dia, ok? Desconheço o que o levou a ir comentar pela primeira vez em meu blog tocando sobre esse tema em um post de assunto diverso, sendo que o Natal já passou há quase um mês, contudo, convido-o a voltar mais vezes. Será sempre bem vindo, viu?

    Quanto ao seu post aqui, denota ser de uma pessoa inteligente e culta. Excelente texto.

    Abraço e muita paz!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde neste dia (23/01/2011). Dia em que se escolhe o Presidente - que todos já identificaram mesmo antes da votação - da Republica de Portugal.
    Venho agradecer a sua visita e comentário lá em "filhosdeumdeusmenor".
    Em breve voltarei aqui.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar