segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Morte e ressurreição de Keynes

As palavras e dissertação são do professor de economia da Universidade Politécnica de Madrid, Julián Pavón. Se se interessam pelo tema - Keynes volta a estar na moda! - e gostam de estar informados, cliquem no link

http://www.youtube.com/watch?v=mk6vgZGdar8&feature=channel

Ouvindo as sábias palavras, entre outras conclusões, podemos deduzir que o descontrole dos sistemas financeiro-económicos que governam o mundo já não tem solução com modelos clássicos, sejam eles de Keynes, de Friedman ou de tantos prémios Nobel da economia. Há que repensar novos modelos à escala global. Esses passam, sem dúvida, por alterações radicais na filosofia do dinheiro, numa nova ordem financeira mundial onde acabe a usura e o dinheiro tenha a sua função social, nobre função deturpada pelo sistema actual, gerando infundadas fortunas, sem qualquer sentido na construção de uma sociedade global equilibrada. Esse é o desafio que aqui assumimos, uma aventura na qual convidamos todos a participar. Só agindo à escala global se poderá ter algum sucesso.
O tema será objecto da próxima mensagem.

4 comentários:

  1. Entendo e admiro esta postagem. Tudo teria de ser resolvido à escala global...será que os nossos governantes sabem disso??? Sinceramente, não sei se nós ,como país, teremos alguma solução! Começo a ficar desanimada... eu, que sou por natureza uma optimista assumida.
    A entrevista na 2ª feiran na tvi, deu-me conta que isto está a ficar uma mafia...ainda falam do Berlusconi!
    Esperemos que estes dias de sol nos tragam uma esperança renovada.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Olá, Graça!
    Também vi a entrevista. Por acaso. Realmente, não sabia que o polvo das empresas públicas, sorvedoras do nosso dinheiro, era tão perverso, tão corrupto. Desanimado? - Não! Tentarei lutar como puder. Ah, se a justiça funcionasse! Mas essa é mais um cancro do país. Nenhum corrupto é condenado: nunca há provas suficientes ou, quando as há, arrasta-se o processo até caducar... O melhor, no entanto, é sorrir, pois a vida - esta dádiva divina única e irrepetível! - é para se viver e em festa. A possível, está claro! Só tenho pena dos nossos filhos e netos. Será que terão de se tornar corruptos, seguindo o velho ditado "Se não os consegues vencer junta-te a eles!"?
    P.S.: Obrigado pelo seu comentário. Terei muito prazer em dialogar consigo por aqui mais vezes.
    Até sempre!
    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Oi querido, vim agradecer sua visita e suas palavras e conhecer seu espaço... já estou te seguindo para voltar sempre.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Nós actualmente vivemos na 'Idade de Ouro' dos homens!!!!!!
    Ora, as mulheres - muito justamente (o tabu-sexo jamais deve voltar) - possuem toda a Liberdade e Independência... mas isso é Totalmente Irrelevante para os homens!!!!!!

    De facto, o que é Verdadeiramente Importante é o seguinte: por todo o mundo, as sociedades 'penalizadas' com incapacidade de renovação demográfica são precisamente as sociedades aonde as mulheres foram dotadas de toda a Liberdade e Independência: ou seja, as sociedades 'penalizadas' com incapacidade de renovação demográfica são precisamente as sociedades aonde as mulheres possuem um maior peso/força de decisão!... Consequentemente, as mulheres perderam toda a autoridade moral de reivindicar, para elas, o Monopólio da Decisão de quem é que possui (e de quem é que não possui) o Direito de ter filhos!!!!!!



    Apelo em divulgação na Internet:

    O Direito a ser PAI SOLTEIRO em sociedades Tradicionalmente Monogâmicas!


    Ainda há parolos que acreditam em histórias da carochinha... mas há que ASSUMIR a realidade:
    - Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que possuem filhos.
    - No entanto, para conseguirem sobreviver, muitas sociedades tiveram necessidade de mobilizar/motivar os machos mais fracos no sentido de eles se interessarem/lutarem pela preservação da sua Identidade!... De facto, analisando o Tabú-Sexo (nas Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas) chegamos à conclusão de que o verdadeiro objectivo do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos sexualmente mais fracos; Ver http://tabusexo.blogspot.com/.


    CONCLUINDO:
    - Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas é natural que sejam apenas os machos mais fortes a terem filhos, NO ENTANTO, as Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de assumir a sua História: não podem continuar a tratar os machos sexualmente mais fracos como sendo o caixote do lixo da sociedade!... Assim sendo, nestas sociedades, ÚTEROS ARTIFICIAIS – deve ser considerado uma Investigação Cientifica Prioritária!… Para que, nestas sociedades, a longo prazo, os machos (de boa saúde) rejeitados pelas fêmeas, possam ter filhos!


    NOTA 1: Incompetência sexual não significa inutilidade... de facto, os machos mais fracos já mostraram o seu valor: as sociedades tecnologicamente mais evoluídas... são sociedades tradicionalmente monogâmicas!


    NOTA 2: Hoje em dia, por um lado, muitas mulheres vão à procura de machos de maior competência sexual, nomeadamente, machos oriundos de sociedades tradicionalmente Poligâmicas: nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos, logo, seleccionam e apuram a qualidade dos machos.
    Por outro lado, hoje em dia muitos machos das sociedades tradicionalmente Monogâmicas vão à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas [mais dóceis] oriundas de outras sociedades...

    ResponderEliminar