segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em economia, não foi já tudo dito?

Parece que não! Digam-no os periódicos de todo o mundo que diária, semanal ou mensalmente, enchem os leitores de ideias e de opiniões.
Neste blog de Ideias-Novas – nós que não nos arvoramos em experts em tais “complicados” assuntos – pretendemos apenas ver para além das quotidianas questiúnculas de que os outros se vão ocupando. E isto sem qualquer arrogância ou monopólio de ideias novas – revolucionárias! – sobre o assunto. Aliás, já é corrente, em muitos desses periódicos, afirmar-se que, para fazer o mundo sair da crise em que está mergulhado, e não voltar a cair em outras, não se podem continuar a usar os mesmos métodos ou os mesmos modelos, sendo agentes os mesmos protagonistas que foram os causadores da crise e que, nem com ajudas dos contribuintes e dos governos, dão mostras de serem capazes de sair dela.
Então, não é já tempo? Não é já tempo de nos virarmos – experts e não experts – para novos modelos económico-financeiros que garantam a sustentabilidade do Planeta e da humanidade nele? Não é tempo de pensarmos realmente “global” – como, agora, é moda dizer-se – e enveredarmos por outros modelos que não os actuais que nos levaram e nos continuarão a levar à ruína e ao caos social?
Remeto, então, e mais uma vez, para os meus textos escritos anteriormente, sobre “Sustentabilidade” (1-7) e “Modus Operandi” (1-7). Só duvido é que possa convencer o mundo da razão que, de certeza, me assiste, pois parece não interessar a ninguém – mormente aos lobies instalados! – que tal mudança de paradigma aconteça!

5 comentários:

  1. Amigo já vi o vídeo (e não conhecia) e realmente muito bom.
    Vou mandar-lhe um email para lhe solicitar
    um favor, se possível.
    Bj./Irene

    ResponderEliminar
  2. Amigo que pena que o seu blogue não tenha
    mais visitas e comentários.Merecia-o.
    Os seus textos merecem sempre muita
    reflexão.
    Bj.

    ResponderEliminar
  3. NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE SEGUI-LO NOS POSTS ANTERIORES MAS O QUE LI NESTE PARECE-ME MERECER CREDIBILIDADE,EMBORA EU DE ECONOMIA NÃO ENTENDA RIGOROSAMENTE NADA. DE QUALQUER FORMA PARECE QUE OS POLÍTICOS NÃO APOSTAM EM MUDANÇAS, A TEIA ESTÁ MONTADA DE FORMA A PENALIZAR OS PEQUENOS E A FAVORECER OS GRANDES...O POVO NÃO CONTA...EMBORA OS GOVERNANTES FALEM EM NOME DELE...MAS MENTEM EM NOME DELE PARA DEFENDER APENAS INTERESSES SEUS E DOS QUE LHES SÃO PRÓXIMOS...
    NÃO EXISTE BOA VONTADE POLÍTICA...EU PENSO QUE OS POLÍTICOS ATÉ SABEM QUE PODEM MUDAR MAS NÃO LHES CONVÉM!!! E ENQUANTO FOR ASSIM NÃO SAÍMOS TÃO CEDO NO BURACO EM QUE CAÍMOS...E A VER VAMOS O QUE SERÁ O FUTURO...

    TENHA UM BOM SÁBADO

    ResponderEliminar
  4. Olá, Irene do "Silenciosamente ouvindo" e Pedrasnuas cujo nome desconheço, além de ser mulher...! Obrigado pela simpatia e pelo interesse! Pedrasnuas, lendo os meus textos anteriores, aperceber-se-á de que, primeiro, de economia, todos percebemos - temos de perceber! - um pouco; segundo, que há que lutar para mudarmos o sistema! Eu vejo a solução nos jovens das universidades de todo o mundo: são eles que vão ter este mundo desequilibrado nas mãos dentro de uma ou duas décadas; e, se não o alterarem, serão vítimas dele. Nós já teremos passado...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Francisco,
    primeiramente vim te agradecer pelo ensinamento que me destes, sua visita foi maravilhosa.
    Estou encantada com tudo que vejo por aqui, vejo que tenho muito o que aprender aqui.
    Eu não sabia do que você me disse hoje, mas curiosamente nunca gostei de natal...
    enfim, me tornarei seguidora dos seus dois blogs, pra eu ter acesso fácil sempre, e apreciar devagarinho, como um vinho antigo. Se quizer me seguir também fique a vontade.
    bom domingo.

    ResponderEliminar