segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A crise... Mas não haverá mais para além da crise? (3/5)

Para que fiquem na memória, repetimos o nome das empresas portuguesas de maior sucesso não só em Portugal mas também no estrangeiro, pelo facto de apresentarem produtos ou serviços inovadores:
Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services, Portugal Telecom Inovação, os grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos. É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação e com problemas na saúde, no ambiente, na transparência dos negócios públicos...
A este rol de sucessos, que também definem Portugal para além da crise e do défice, poderíamos juntar muitos outros, referenciados já em 2010.
Deles daremos notícia nos próximos textos.

Sem comentários:

Enviar um comentário