É o título do penúltimo livro do considerado especialista em motivação organizacional norte-americano, Daniel Pink, Junho 2006. “A Nova Inteligência”, em português. Um bestseller. Nele, o autor advoga os conceitos de design, história, sinfonia, empatia, diversão e sentido para a Europa e os Estados-Unidos triunfarem no século XXI, perante os três grandes problemas que se colocam ao Mundo Ocidental e que designa como os três “A” - Ásia, Automatização e Abundância -, abandonando-se o raciocínio lógico, sequencial e analítico, características predominantes na economia do século XX, que assentava em processos repetitivos e mecânicos:
Ásia, ou perigo asiático, que inundará o mundo de pessoas altamente classificadas e produtos a preços imbatíveis; automatização que atinge todas as profissões; abundância que caracteriza as sociedades actuais ditas evoluídas.
Soluções: colocar em prática, no domínio dos negócios e das relações empresariais e interpessoais, o design (não apenas decorativo mas usado para resolver problemas complexos), a história (de um produto: quem o fez, onde, como e porquê, pois pode ser determinante para a decisão de compra), sinfonia (capacidade de perceber todo o contexto, descobrindo-se um padrão ou uma tendência, com sensibilidade para o detalhe), empatia (capacidade de perceber as necessidades dos outros ao ocupar o lugar do público-alvo, criando necessidades num mercado potencial), diversão (essencial na ligação entre empregador e empregado ao criar um ambiente leve e acolhedor) e sentido (busca de um significado para o que se faz: não basta trabalhar apenas para ter lucro, mas também é necessária uma finalidade, um propósito).
E é este autor bestseller!
Mas não haverá melhor, ou melhores ideias, para "revolucionar" o mundo e salvar toda a humanidade, e não só os USA ou a Europa, do "inimigo" real que é outro bem diferente do supra referido? Veremos na próxima mensagem.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário